terça-feira, 22 de outubro de 2019

O famoso pão da Thais!

Além de minha amigona, a Thais me deixou um legado para todo sempre! Ela me ensinou a receita de pão da família dela... que é uma delícia e faz sucesso sempre!
A verdade é que a receita em si não tem nada de mais... mas os truques que ela me ensinou, revolucionaram a minha vida em termos de panificação! Hahaha

Ha, só a título de curiosidade, e registro..., essa receita eu aprendi quando o Samuel era um diácono e estava fazendo pão para o sacramento... Esta receita ficou tão famosa, que meu sobrinho Pedro, que mora no Canadá, aprendeu e faz para o sacramento na ala dele... e ele ensinou o outro primo que está morando no Perú e faz também no sacramento lá na ala dele... Hahaha viralizou esse pão!!

Bom, além da receita, eu gravei uns videozinhos pra mostrar aqui os truques, que  na minha opinião só da pra aprender vendo fazer... melhor ainda seria fazendo!! (Vou colocar o link para os vídeos no final da explicação ok?)

Pão caseiro da Thais:
500ml de leite morno
4 colheres (sopa) de açúcar
3 tabletes de fermento fresco ou 1 1/2 colher  de sopa de fermento seco p/ pão
(Dissolver o fermento no leite morno e no açúcar e depois acrescentar os demais ingredientes)
2 ovos
1 1/2 colher (sopa) de sal
200ml de óleo
( Misturar tudo e vai acrescentando a farinha aos poucos)
Vai mais ou menos 1kg de farinha de trigo
Quando você não conseguir mais misturar com a colher de pau, jogue um pouco de farinha na bancada e jogue a massa por cima. Vai agregando a farinha à massa de fora pra dentro até que não grude mais nas mãos. Sempre uso a ponta dos dedos, nunca a palma das mãos, por que quanto mais contato com a massa, mais ela pede farinha e fica pesada.
Trabalhar em o gluten antes da massa engrossar.
Quando estiver no ponto, divida em 3 ou quatro partes, ou em quantas quiser...
Bata as partes na bancada com vigor! Isso acorda o fermento e deixa a massa bem lisa e elástica.
Abrir com um rolo e formar o pão para que seu cumprimento seja da largura da forma, que você vai usar. Arrume os pães na forma enfarinhada forma que não estejam muito separados. Eles terão que grudar um no outro a hora que crescerem. Dessa forma, eles crescerão para cima e garantirão a humidade.
Pincele um ovo batido (opcional).
Deixe crescer até que dobrem de tamanho, isso pode variar de 1 a 2h.
Leve para assar em forno frio, em temperatura bem baixinha.
Depois de pronto, cobrir com um pano e deixar amornar para poder cortar.