domingo, 2 de junho de 2019

Amizade e Arrumação

Eu tenho uma amiga que ha muito tempo quero postar aqui alguma coisa sobre ela. O nome dela é Thais!
Eu a conheci ha uns 5 anos atrás,(outra hora eu conto essa história),  mas parece que foi por toda a vida! Sabe aquela pessoa que te conhece tão bem, e até quando está longe sente o que você está sentindo? Pois essa é a Thais... Costumo dizer que fomos amigas lá no céu!
Mas vocês devem estar pensando, o que amizade tem a ver com arrumação?
Vou contar pra vocês que tem tudo a ver...
Desde que me mudei pra essa casa, tinha dois quartinhos que eu queria muito transformar, em quartinho de costura e quartinho de hospedes. Bom, nem preciso dizer que essa ideia ficou só na minha cabeça... Cada dia que passava esses quartinhos ficavam mais entulhados de coisas e eu, cada vez mais desanimada de começar qualquer projeto de arrumação.
Paralelamente com isso, preciso contar que o contexto geral desse período também não era muito animador... Nos mudamos para uma casa muito grande, o Xã começando a Fórmula e os recursos estavam bem escassos. Não tinha mais ninguém pra ajudar e só podia contar comigo mesma para cuidar da casa, roupas, comida e 4 crianças... Minha vida estava bem bagunçada...
As vezes a gente acha que a bagunça das coisas não interfere na nossa felicidade e no nosso humor, mas esse é um erro comum! A bagunça nos deixa tristes, nos deixa desanimados e também faz com que a gente não dê continuidade a outros projetos novos... porque aqueles que não conseguimos tirar da frente ficam atravancando... Cheguei a conclusão de que a bagunça gera muita frustração... E eu pensava: Será que algum dia conseguiria colocar ordem nessa minha bagunça?

Foi aí que um dia a Thais veio lá em casa muito triste, ela estava pensando em voltar a trabalhar porque seus dois filhos (Bianca e Octávio), estavam indo pra escola de tarde e ela tinha muito tempo livre e estava detestando a ideia de não ser mais útil... Eu fiquei preocupada com ela, na verdade achei que um trabalho não a ajudaria a se sentir mais feliz... e pensando um pouco nela e como ela é talentosa e organizada, pensei em fazer uma proposta... No começo fiquei com vergonha... Será que ela aceitaria me ajudar com meu projeto? Mas aí ela teria que ver toda a minha bagunça... Eu tive muita vergonha de me expor, mas como queria também ajuda-la, achei que poderia passar por cima da vergonha e encarar o Projeto de frente.

Quando falei com ela, no estacionamento da capela... ela abriu um enorme sorriso contagiante, o que fez com que me sentisse um pouco mais a vontade com o que estava prestes a acontecer... Uma invasão total de privacidade!! Ninguém quer expor suas bagunças pra ninguém... Elas são algo para ficar bem escondido e ninguém ver... pelo menos era assim pra mim.
No dia seguinte ela já me mandou uma lista de coisas para providenciar, como caixas e latas e um monte de ideias super legais de organização do pinterest. Incrível, ela realmente tinha levado a sério esse desafio. E isso é uma coisa que gosto e admiro na Thais, quando ela pega um desafio, vai até o fim e não espera pra começar... ela começa imediatamente a maquinar e planejar  projeto, e só para quando tudo está pronto...
                      Esse é o registro do Antes...


Bom, passamos algumas semanas imersas na arrumação, a Thais vinha aqui em casa todo dia, depois de deixar as crianças na escola, confesso que esperava ansiosamente por estes momentos onde ela me ensinava a desapegar de coisas que eu mal sabia que tinha e muito menos que precisava delas.
A gente jogava literalmente, pilhas e pilhas de lixo pela janela e aos poucos as coisas foram tomando forma! Tudo por causa da Thais! Eu jamais conseguiria fazer o que fizemos sozinha!

Ao final de nosso projeto, aprendi muitas lições, aprendi que precisamos tirar as bagunças de nossa vida, com o quartinho arrumado,  tive vontade de arrumar outras partes de nossa casa, me senti mais feliz e capaz de realizar qualquer coisa. Tive vontade de costurar por exemplo,  porque agora eu tinha um espaço...
E quantas coisas que eu nem sabia que tinha e achei nessa arrumação?
Arrumação é economia! Impressionante as coisas que compramos repetidas vezes por não saber que temos!!
Mas o mais importante que eu aprendi, inhale amiga me ensinou que mesmo quando achamos que somos muito autossuficientes, podemos ser humildes e deixar que alguém nos ajude, todo mundo sempre vai ter coisas que não consegue fazer sozinho... Ao deixar que minha amiga "invadisse"minha bagunça, eu abri um pouco de mim pra ela... e eu permiti que ela fizesse parte! Como é bom sentir que enquanto eu tentava ajudar ela, quem mais se ajudou fui eu!