segunda-feira, 20 de maio de 2019

Para meu filho no intercâmbio:

No dia 27 de julho de 2018, o Samuel embarcou para o Arizona USA, fazer um intercâmbio de 1 ano no Highschool, cursando o 2o ano médio.
Nós com o coração apertado!!  Será que estamos mesmo fazendo o certo em manda-lo para a casa de uma outra família que nós nem sequer conhecemos? Só sabemos que eles (Jasmine e Michael), tem 3 filhos pequenos, (Alissa 10 anos, Logan 8 anos e Daillin 5 anos), que são membros da mesma igreja que frequentamos e que parecem ser pessoas legais!
Pesquisamos muito e temos vários amigos que mandaram seus filhos para ter essa mesma experiência e sempre tivemos em mente que uma experiência como essa seria muito valiosa para nossos filhos... além do domínio do inglês que nesse caso é um plus!
Para ser bem sincera, acreditamos mesmo que o Sam estava preparado para fazer essa jornada, e passar esse tempo sozinho sem a gente do lado ajudando...
Foi muito tenso no começo, a preparação até o momento de dizer adeus!! Não conseguia imaginar como aconteceria e qual seria minha reação, ate que tudo aconteceu!!




 Foi muito difícil se despedir, mais pra nós do que pra ele é claro! Afinal, nós vamos ficar e ele ai para uma grande e incrível aventura!
Já passamos pelos aniversários de todo mundo, pelo Halloween, Páscoa, Natal, tudo sem o Sam...
Passamos por momentos de dificuldade com ele lá longe, passamos por muitas coisas...
Estou aprendendo que ele está mudando... Que ele esta crescendo... mas ainda não é um homem... está no processo... Tenho muito orgulho dele... também muita preocupação...
Ser mãe de um rapaz adolescente é saber ser paciente... e na medida certa falar o que ele precisa ouvir... e torcer pra ele entender e corrigir...
Tudo que você pode ensinar para um filho sabendo que ele vai obedecer cegamente, você faz na infância!
Na adolescência é diferente... O tempo e a paciência são seus companheiros... e mais do que isso, a oração... Joelhos dobrados no chão e a fervorosa oração...  pedindo proteção, orientação e mais paciência...
Agora o Samuel já ultrapassou a barreira da língua, a barreira dos costumes, a barreira de ousar estar sozinho em algumas situações ou a barreira de escolher por si mesmo, algumas vezes bem, outras não tão bem...
De verdade, gostaria de poder saber mais do que ele faz lá todos os dias, saber o que ele comeu, o que  fez durante o dia... se teve dor de garganta, ou dor de barriga... Saber quem são seus amigos e o que o preocupa e do ele teve medo!
Mas essa fase foi só dele... eu não pude ter esse controle... isso me assusta, mas sei que faz parte da vida... Faz parte de deixa-los alçar vôos solo, é um pequeno ensaio para a vida!
Nem preciso dizer que estou chorando litros escrevendo isso aqui, né?!
Mas pra dizer bem a verdade, apesar da saudade... Acho que valeu!
Faltam exatos 40 dias pra ele voltar e eu mal posso esperar... me falta até o ar...
Pra poder estar com o Sam de novo aqui do nosso lado!
Isso so me faz pensar o quanto sou grata por ter uma família eterna! Meus filhos, estejam onde estiverem, são parte de mim e são nossos para sempre!

De volta ao tesouro perdido!

Ontem estávamos olhando filmes antigos de família e me deparei com meu blog! Fiquei maravilhada com as coisas que escrevi e com as lembranças que deixei aqui...
Me perguntei, porque parei de escrever?
Isso aqui é um verdadeiro tesouro!!
Desde minhas últimas postagens muita coisa aconteceu... Minha filharada está crescendo!
Descobri que ser mãe de filho adolescente é muito mais difícil do que parece... mas é muito legal também!
Agora o Samuel está com 17 anos quase voltando do intercâmbio de 1 ano!
A Rafaela está com 15 anos, uma moçona que eu ainda estou aprendendo a entender...
A Rebeca é um doce de menina, com 11 anos é muito autossuficiente e responsável, ela é minha assistente na cozinha e para tudo que preciso ela sempre está disposta a ajudar.
O João meu terremoto, com 9 anos ainda tem muita energia acumulada!!
Voltarei a escrever minhas experiências da maternidade aqui, porque percebi o quanto isso me faz bem e o quanto esse registro é valioso para mim, para minha família e pode ser para quem, assim como eu, aprecia uma família numerosa, cheia de desafios e aventuras!
Apesar dos desafios da maternidade, agora com olhos adolescentes e pré-adolescentes... Ser mãe é indescritivelmente a maior alegria que alguém pode ter!
Amo muito tudo isso!